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SEGURANÇA ONLINE:

Reportar uma fraude

Contacte o NOVO BANCO através do serviço NBdireto

Recordamos que o NOVO BANCO:

  • NUNCA comunica por Whatsapp, nem temos um "Assistente Virtual" para o efeito.
  • NUNCA lhe telefona a pedir posições do cartão Matriz e Códigos SMS para supostas anulações de operações.
  • NUNCA envia SMS com links com supostos pedidos de registo de dispositivos ou reativação de acessos sob ameaças de "multas".
  • NUNCA lhe irá pedir fotografias do Cartão Matriz.

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

Exemplos Fraude

 

Na sequência de envio de mensagem SMS fraudulentas, estão a ser realizadas chamadas telefónicas, em que pessoas mal intencionadas alegam ser Colaboradores de uma área de segurança do NOVO BANCO.

Nestes contactos telefónicos são solicitados dados pessoais e intransmissíveis que NUNCA devem ser fornecidos a terceiros. Caso seja confrontado com estes esquemas fraudulentos (imagens abaixo), contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.

Não forneça posições do Cartão Matriz ou Códigos SMS do Sistema de Segurança Adicional em situações inesperadas ou que não tenham sido iniciadas por si.

Recordamos que o NOVO BANCO:

  • NUNCA envia SMS com links com supostos pedidos de registo de dispositivos ou reativação de acessos sob ameaças de "multas".
  • NUNCA comunica por Whatsapp, nem temos um "Assistente Virtual" para o efeito.
  • NUNCA lhe irá pedir fotografias do Cartão Matriz.
  • NUNCA lhe telefona a pedir posições do cartão Matriz e Códigos SMS para supostas anulações de operações.

 

Na utilização do NBnet ou NBnetwork, caso seja confrontado com a imagem abaixo, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus/malware/Trojan bancário.

O NOVO BANCO nunca solicita "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação de Módulos de Segurança" na utilização dos Canais Digitais NBnet, NBnetwork ou Mobile Apps.

Caso seja confrontado com este ecrã, contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.
Não forneça os seus dados ou códigos em situações inesperadas ou que não tenham sido iniciadas por si.


Esteja igualmente atento aos seguintes procedimentos:

  • Não deve clicar em links que constem em mensagens de E-mail ou SMS desconhecidos que tenha recebido sem uma razão aparente;
  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve fornecer qualquer tipo de dados de acesso aos serviços de Internet/mobile Banking a terceiros;
  • Não deve fornecer qualquer tipo de dados sensíveis, como por exemplo número de telemóveis ou endereços de e-mail;
  • Não deve instalar no seu smartphone aplicações fora das Apps Stores Oficiais;
  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve reencaminhar ou responder à mensagem.

Na sequência de envio de mensagem SMS, estão a ser efetuadas chamadas telefónicas com origem fraudulenta, em que alguém alega ser Colaborador do NOVO BANCO. Nos contactos, é pedido o código SMS de segurança adicional.

Se lhe ligarem alegando ser do NOVO BANCO, saiba que em momento algum lhe solicitamos códigos SMS sob qualquer pretexto.

Se isso acontecer por favor desligue a chamada e contacte-nos através do 707 247 365, de forma a denunciar a situação.

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Estão a ser registados SMS de origem fraudulenta fazendo-se passar pelo NOVO BANCO.

Em caso algum devem abrir o link destas mensagens.

Relembramos as principais regras de segurança. Como reconhecer uma mensagem fraudulenta?
As mensagens fraudulentas têm em comum duas características:

  • São mensagens que não estava à espera (comunicações não solicitadas);
  • É-lhe pedida ou sugerida uma ação imediata que o leve a seguir um link ou abrir um ficheiro.

O que fazer?
Se recebeu uma mensagem não solicitada que o leve a ter uma ação imediata, não carregue em links, nem em imagens, nem abra os anexos.
Em caso de dúvida, por favor contacte o NBdireto pelo número 707 24 7 365.

 

As mensagens de correio eletrónico e seus anexos são frequentemente usados para propagar vírus ou proporcionar uma porta de entrada para um hacker aceder ao seu computador.

Se recebeu uma mensagem de correio eletrónico semelhante a esta, DESCONFIE de imediato.

Alguém, provavelmente, o está a tentar enganar pelo que se deve precaver. Estará perante aquilo que se denomina, de uma forma geral, como Phishing. Deve apagar a mensagem sem a ler mesmo que o assunto seja apelativo.

  • Por mais que o assunto seja apetecível, não deve efetuar qualquer tipo de donwload de possíveis documentos, faturas ou formulários;
  • Não deve clicar no link que consta no e-mail;
  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve reencaminhar a mensagem;
  • Não deve responder à mensagem.

Se recebeu um e-mail que não estava à espera, por mais que o remetente do e-mail lhe pareça fidedigno, por telefone confirme sempre a veracidade do conteúdo do e-mail com a respetiva entidade.

 

Na utilização do NBnet ou NBnetwork, caso seja confrontado com esta informação, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus/malware/trojan.

O NOVO BANCO nunca solicita a instalação de "Módulos de Segurança de Internet Banking".

Caso seja confrontado com este ecrã malicioso, contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.

 

O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.

Em caso de dúvida, não clique, contacte de imediato a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

Verifique regularmente a segurança do seu computador ou smartphone e siga as nossas recomendações de segurança em caso de receção de mensagens suspeitas:

  • Não clicar em links que constem em mensagens desconhecidas;
  • Não deve fornecer qualquer tipo de dados de acesso aos serviços de Internet/mobile Banking a terceiros;
  • Não deve fornecer qualquer tipo de dados sensíveis, como por exemplo número de telemóveis ou endereços de e-mail;
  • Não deve instalar no seu smartphone aplicações fora das Apps Stores Oficiais;
  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve reencaminhar ou responder à mensagem.

 

Na utilização do NBnet ou NBnetwork, caso seja confrontado com esta informação, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus/malware/trojan.

O NOVO BANCO nunca solicita a instalação de "Módulos de Segurança de Internet Banking".

Caso seja confrontado com este ecrã malicioso, contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.

 

Na utilização do NBnet ou NBnetwork, caso seja confrontado com esta informação, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus.

O NOVO BANCO nunca solicita a instalação de "Módulos de Segurança de Internet Banking"!

Caso seja confrontado com este ecrã malicioso, contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.

 

As mensagens de correio eletrónico e seus anexos são frequentemente usados para propagar vírus ou proporcionar uma porta de entrada para um hacker aceder ao seu computador.

Se recebeu uma mensagem de correio eletrónico semelhante a estas que não reconhece a origem ou o assunto da mesma, que contém links e/ou ficheiros em anexo , onde são solicitadas informações de caráter privado e/ou confidencial, ou em que incluem ofertas de trabalho demasiadamente atrativas, DESCONFIE de imediato.

Alguém, provavelmente, o está a tentar enganar pelo que se deve precaver. Estará perante aquilo que se denomina, de uma forma geral, como Phishing. Os ataques de Phishing têm evoluído rapidamente adaptando-se à realidade atual. Os mais recentes prendem-se, sobretudo, com programas maliciosos que se instalam quando acede a links ou abre anexos em emails.

Deve apagar a mensagem sem a ler mesmo que o assunto seja apelativo.

  • Por mais que o assunto seja apetecível, não deve efetuar qualquer tipo de donwload de possíveis documentos, faturas ou formulários;
  • Questionar-se antes de clicar, esta é a regra;
  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve reencaminhar a mensagem;
  • Não deve responder à mensagem.

Se recebeu um e-mail que não estava à espera, por mais que o remetente do e-mail lhe pareça fidedigno, por telefone confirme sempre a veracidade do conteúdo do e-mail com a respetiva entidade.