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SEGURANÇA ONLINE:

Alertas de Fraude

Contacte o novobanco através do serviço Linha Direta

Recordamos que o novobanco:

  • NUNCA comunica por Whatsapp, nem temos um "Assistente Virtual" para o efeito.
  • NUNCA lhe telefona a pedir posições do cartão Matriz e Códigos SMS para supostas anulações de operações.
  • NUNCA envia SMS com links com supostos pedidos de registo de dispositivos ou reativação de acessos sob ameaças de "multas".
  • NUNCA lhe irá pedir fotografias do Cartão Matriz.

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

Agosto 2024

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.

  • Desconfie sempre de e-mails com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões);
  • Não é cliente do novobanco mas também recebeu um e-mail? Os atacantes têm informação mas não o conhecem. Não confirme a sua identidade e não preencha os dados solicitados; 
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Julho 2024

Recebeu uma mensagem SMS ou um e-mail com a marca CTT que contem um link que não reconhece? Desconfie!

  • Não preencha dados de cartões bancários para efetuar um pagamento que desconhece;
  • Ao preencher dados de um cartão, além de possibilitar que sejam realizadas transações também possibilita a identificação do seu banco. Se de seguida é apresentada uma página com a imagem do novobanco, trata-se de uma página fraudulenta. Não preencha os dados de acesso à sua conta (Nº adesão, PIN). 

Esteja atento! 

  • Desconfie sempre de mensagens SMS com links . O nome do remetente apresentado no telemóvel pode ser falsificado ("spoofing") e não garante que a SMS seja autêntica;
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Julho 2024

O novobanco informa que teve conhecimento terem sido enviados e-mails de phishing com nome do novobanco de forma indiscriminada.

Os e-mails foram rececionados por Clientes e também por destinatários que não são Clientes do novobanco.

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.

  • Desconfie sempre de e-mails com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões);
  • Não é cliente do novobanco mas também recebeu um e-mail? Os atacantes têm informação mas não o conhecem. Não confirme a sua identidade e não preencha os dados solicitados; 
  • Não somos nós! Verifique sempre o endereço de e-mail origem;
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto;
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras; 
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Junho 2024

  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não forneça dados pessoais, dados da sua conta ou dados de cartões em endereços de internet informados através de mensagens suspeitas.
  • A Chave Móvel Digital nunca solicitará informação da sua entidade bancária ou dos seus cartões como forma de identificação.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Maio 2024

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões); 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links. O nome do remetente apresentado no telemóvel pode ser falsificado ("spoofing");
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Abril 2024

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.

  • Desconfie sempre de e-mails com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões);
  • Não somos nós! Verifique sempre o endereço de e-mail origem;
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Abril 2024

Recebeu uma mensagem SMS ou um e-mail com a marca CTT que contem um link que não reconhece? Desconfie!

  • Não preencha dados de cartões bancários para efetuar um pagamento que desconhece;
  • Ao preencher dados de um cartão, além de possibilitar que sejam realizadas transações também possibilita a identificação do seu banco. Se de seguida é apresentada uma página com a imagem do novobanco, trata-se de uma página fraudulenta. Não preencha os dados de acesso à sua conta (Nº adesão, PIN). 

Esteja atento! 

  • Desconfie sempre de mensagens SMS com links . O nome do remetente apresentado no telemóvel pode ser falsificado ("spoofing") e não garante que a SMS seja autêntica;
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Abril 2024

O MB WAY:

  • Não envia SMS com Links
  • Não liga para utilizadores
  • Não solicita passwords ou códigos de verificação fora da app

Consulte as principais recomendações de segurança do MB WAY -> https://www.mbway.pt/seguranca-mb-way/

Esteja atento! 

  • Desconfie sempre de mensagens SMS com links . O nome do remetente apresentado no telemóvel pode ser falsificado ("spoofing") e não garante que a SMS seja autêntica;
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas inesperadas. O número de telefone apresentado pode ser falsificado ("spoofing"). Nunca forneça posições do cartão matriz ou códigos enviados por SMS e não aceite pedidos de validação na APP de serviços ou operações que não foram iniciadas por si, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”;
  • Para aceder à sua conta, utilize a App novobanco ou digite www.novobanco.pt no seu browser. Evite aceder à sua conta através de links, histórico do browser ou resultados de pesquisas em motores de busca. O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Março 2024

  • O novobanco nunca solicita a instalação de software para a utilização dos Canais Digitais em computador. Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” de instalação de software de segurança;
  • Esteja atento! Se durante a utilização de Canais Digitais do novobanco o seu browser ficar bloqueado e apresentar uma janela destacada (pop-up) como as que apresentamos nos ecrãs seguintes, não somos nós! O seu computador tem instalado software malicioso (Malware) e está a ser controlado remotamente. Não forneça posições do cartão matriz, códigos enviados por SMS ou outras informações nos ecrãs apresentados em pop-up;
  • Evite utilizar o computador até que o software malicioso seja removido. Além do acesso a Canais Digitais do novobanco, podem ser compometidos outros dados pessoais existentes no computador. Se necessário, recorra a um técnico informático para análise ao computador e remoção do Malware.

Caso o seu browser fique bloqueado enquanto apresenta ecrãs similares aos seguintes, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Março 2024

  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não forneça dados pessoais, dados da sua conta ou dados de cartões em endereços de internet informados através de mensagens suspeitas.
  • A Chave Móvel Digital nunca solicitará informação da sua entidade bancária ou dos seus cartões como forma de identificação.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Janeiro 2024

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto.
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Janeiro 2024

  • Esteja atento! Caso seja confrontado com um pedido de instalação de um “Módulo de Proteção" ou plugin de Segurança, não somos nós!
  • O novobanco nunca lhe vai solicitar este tipo de "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação de um complemento de Segurança" para a utilização dos Canais Digitais PC ou Mobile Apps.
  • Proteja sempre os seus dados. Em chamadas telefónicas inesperadas cujo o assunto não tenha sido despoletado por si,  nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Evite clicar em links que constem em e-mails ou SMS, em caso de dúvida confirme sempre a veracidade do e-mail ou SMS telefonicamente com o remente.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita no âmbito de uma fraude ou tenha sido confrontado com os ecrãs abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Janeiro 2024

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de ações, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de e-mails com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! Verifique sempre o endereço de e-mail origem. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o e-mail abaixo (ou parecido), não efetue a ação solicitada!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Outubro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto.
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Outubro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto.
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.
  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”. 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2023

  • Esteja atento! Caso seja confrontado com um pedido de instalação de um “Complemento de Segurança Trusteer Rapport" para um “continuar tendo acesso ao seu banco online”, não somos nós!
  • O novobanco nunca lhe vai solicitar este tipo de "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação de um complemento de Segurança" para a utilização dos Canais Digitais PC ou Mobile Apps.
  • Proteja sempre os seus dados. Em chamadas telefónicas inesperadas cujo o assunto não tenha sido despoletado por si,  nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Evite clicar em links que constem em e-mails ou SMS, em caso de dúvida confirme sempre a veracidade do e-mail ou SMS telefonicamente com o remente.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita no âmbito de uma fraude ou tenha sido confrontado com os ecrãs abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Maio 2023

O MB WAY:

  • Não envia SMS com Links
  • Não liga para utilizadores
  • Não solicita passwords ou códigos de verificação fora da app.

 

Consulte as principais recomendações de segurança do MB WAY -> https://www.mbway.pt/seguranca-mb-way/

 

E ainda: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Maio 2023

Atenção: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Janeiro 2023

Atenção: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais, dados da sua conta ou dados de cartões.

Contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta através do número 707 24 7 365.

Novembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 247 365.

Novembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 247 365.

Outubro 2022

  • O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas ou e-mails onde determinada ação não tenha sido iniciada por si. Esteja atento a situações de “Urgência” ou pedidos onde lhe seja exigida uma ação no imediato.
  • NUNCA forneça os códigos do sistema de segurança adicional por SMS através de chamadas telefónicas, e-mails ou sites desconhecidos.
  • Caso seja confrontado com uma situação destas, desligue a chamada telefónica de imediato, não clique em links ou botões semelhantes ao indicado no e-mail abaixo.
  • Garanta a segurança dos seus dados pessoais e dados de acesso aos canais digitais do banco. Não partilhe dados ou informações sensíveis com terceiros.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2022

  • O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de alertas ou procedimentos.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas, urgentes/importantes que o levam por impulso a clicar de imediato num link ou botão.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.

Caso tenha recebido o e-mail abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação! Não forneça os seus dados pessoais ou dados da sua conta/cartões, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Siga as nossas principais recomendações de segurança disponíveis em https://www.novobanco.pt/seguranca

Setembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Agosto 2022

  • Esteja atento! Caso seja confrontado com um pedido de “Verificação de Módulo de Segurança” para um “Controlo ou Cancelamento de Transações”, não somos nós!
  • O novobanco nunca lhe vai solicitar este tipo de "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação/Verificação de Módulos de Segurança" na utilização dos Canais Digitais PC ou Mobile Apps.
  • Proteja os seus dados. Em chamadas telefónicas inesperadas cujo o assunto não tenha sido despoletado por si,  nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Evite clicar em links que constem em e-mails ou SMS, em caso de dúvida confirme sempre a veracidade do e-mail ou SMS telefonicamente com o remente.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações”  no âmbito de uma fraude ou tenha sido confrontado com os ecrãs abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Agosto 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco não tem um endereço de e-mail “Gestor Novo Banco Smart gestornbseguranca[@]gmail[.]com” – Nunca utilizamos o Gmail para o contactar.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o E-mail abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Julho 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens com links que implicam uma ação inesperada ou ameaças de bloqueios.
  • Verifique cuidadosamente os textos, nunca o iremos abordar desta forma, não somos nós!
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link e apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Junho 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens com links e que implicam uma ação inesperada.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link e apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Junho 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca o aborda desta forma.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail e sms.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas para um suposto “cancelamento de transações”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o E-mail abaixo, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta,  contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Junho 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas/acessos”.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link e apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Junho 2022

Na utilização do novobanco online ou novobanco online empresas, caso seja confrontado com esta informação, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus informático (Trojan Bancário). Deverá parar toda a atividade no computador onde verificou esta situação e contactar um técnico de informática no imediato.

O novobanco nunca solicita este tipo  procedimentos na utilização dos seus serviços de internet banking.

Caso seja confrontado com este ecrã malicioso, contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional

Maio 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens de e-mail com este tipo de conteúdo, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este e-mail, não clique nos links e apague o e-mail de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Maio 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens de e-mail com este tipo de conteúdo, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este e-mail, não clique nos links e apague o e-mail de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Maio 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas/acessos”.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link e apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Maio 2022

Esteja atento a eventuais chamadas telefónicas de desconhecidos que se dizem ser do novobanco e lhe solicitam dados pessoais e intransmissíveis para um suposto Cancelamento de uma Transação fraudulenta.

  • O novobanco nunca lhe solicita este tipo de ações.
  • O e-mail oficial do banco não é o gestorbanco.novo@gmail.com. Não temos qualquer e-mail registado no serviço Gmail.
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas ou e-mails onde determinada ação não tenha sido iniciada por si. Esteja atento a situações de “Urgência” ou pedidos onde lhe seja exigida uma ação no imediato.
  • NUNCA forneça os códigos do sistema de segurança adicional por SMS através de chamadas telefónicas, e-mails ou sites desconhecidos..

Caso seja confrontado com uma situação destas, desligue a chamada telefónica de imediato, não clique em links ou botões semelhantes ao indicado no e-mail abaixo.

Garanta a segurança dos seus dados pessoais e dados de acesso aos canais digitais do banco. Não partilhe dados ou informações sensíveis com terceiros.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Abril 2022

  • O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de avisos ou procedimentos.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam uma ação urgente, prémios ou a receção de um “pagamento apetecível”.

Esteja atento, não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Março 2022

  • O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem nunca solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam uma “ação imediata” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas/acessos”.
  • Nunca lhe vamos pedir dados completos do seu cartão de crédito por esta via.
  • O endereço online do novobanco é sempre o  www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido estes SMS, não clique no link, apague o sms de imediato.

Esteja atento, em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Fevereiro 2022

  • O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem nunca solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam uma “ação imediata” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas/acessos”.
  • Nunca lhe vamos pedir fotografias ao cartão matriz.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link, apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem nunca solicita este tipo de ações.

Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas/acessos”.

O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link, apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

Desconfie sempre de mensagens que implicam um procedimento inesperado de “segurança” e esteja igualmente atento aos textos e erros ortográficos.

Não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos.

Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório”, “ameaças de bloqueios” e “ativações de sistemas de segurança”.

Esteja atento, não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos.

Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento” e “ameaças de bloqueios”. O novobanco nunca interage com os seus Clientes desta forma.

Esteja atento, não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos.

Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” e “ameaças de bloqueios”. O novobanco nunca interage com os seus Clientes desta forma.

Esteja atento, não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Fevereiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos.

Desconfie sempre de mensagens cujo o conteúdo implica uma “ação importante ou urgente”, em mais de 90% das situações são mensagens de phishing/fraude.

Esteja atento, não clique nos links! Elimine a mensagem de imediato.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Janeiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de abordagem.

Esteja atento aos textos e “pedidos de urgência com prazos de 24 horas”, não clique! Não forneça qualquer tipo de dados, apague o e-mail.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365

Janeiro 2022

O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de procedimentos.

Esteja atento, não clique! Não forneça qualquer tipo de dados.

Em caso de dúvida contacte de imediato a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365